IBPT criou painel que mede o custo dos tributos pagos no Brasil por segundo – JC Online

    11
    0
    superior pop

    Informação e análise econômica, negócios e mercados
    IPBT faz uma medição de impostos cobrados e sugere a aprovação pelo Congresso de uma reforma tributária completa
    A questão do pagamento de impostos no Brasil virou uma problema tão sério para as empresas que um grupo de analistas e consultores decidiu criar, há 30 anos, uma organização apenas para ajudar, pesquisar e propor soluções: o Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT).
    O IBPT foi fundado em 12 de dezembro de 1992 por Gilberto Luís do Amaral, atual presidente do Conselho Superior do instituto; João Eloi Olenike, atual presidente executivo; Amazonas Francisco do Amaral e Noé Galdamez, com o objetivo inicial de reunir profissionais de diversos setores para discussão de temas tributários.
    Ele foi o veículo de uma das mais impactantes iniciativas: um dos maiores painéis de levantamento tributário do País, o Impostômetro foi idealizado em 2004, com lançamento em 2005, para conscientizar a população quanto à carga tributária nacional.

    O painel é hoje a maior referência de acompanhamento de quanto o País, os estados e os municípios estão arrecadando com tributos e quanto a sociedade paga de impostos do que se consome no dia a dia.
    Ele também criou, em 2012, o Empresômetro. Foi uma iniciativa nascida a partir de um estudo sobre todas as empresas do Brasil. A primeira spin-off do IBPT foi idealizada em 2012 como uma fonte de senso de informações e dados para organizações do território nacional.
    LEIA MAIS:
    Empresa brasileira gasta mais de dois meses por ano só para o escritório preparar pagamento de impostos
    O Empresômetro se transformou em uma empresa de tecnologia voltada à inteligência de negócios com base em dados públicos, sendo estratégica para grandes empresas de diversas frentes de atuação e oferecendo dados relevantes para decisão de negócios em todos os aspectos, meios e frentes de atuação.
    O IBPT tem hoje o maior banco de dados tributários do Brasil e, segundo Gilberto Luiz do Amaral, presidente do IBT, toda a metodologia de monitoramento e custos tributários e dados empresariais é permitida a partir da Lei de Acesso à Informação.
    “Assim, fomentamos no nosso banco de dados todas as informações que interessam para formulação de estudos tributários e acompanhamento das cargas tributárias”, explica.
    Sobre
    É jornalista desde 1977 e formado pela Unicap. É Mestre em Ciências da Linguagem desde 2018. Já atuou no Jornal do Brasil, O Globo e Diário de Pernambuco. Assina a Coluna JC Negócios desde 1998, tendo apresentado programas de Economia nas TVs Tribuna e Jornal. Escreve sobre mídia digital e apresenta o programa Momento Econômico na Rádio Jornal de segunda a sexta, às 17h30
    Localidade:Recife
    Telefone:(81) 3413.6536
    Cargo:Colunista
    É o fato ou acontecimento de interesse jornalístico. Pode ser uma informação nova ou recente. Também diz respeito a uma novidade de uma situação já conhecida.
    Texto predominantemente opinativo. Expressa a visão do autor, mas não necessariamente a opinião do jornal. Pode ser escrito por jornalistas ou especialistas de áreas diversas.
    Reportagem que traz à tona fatos ou episódios desconhecidos, com forte teor de denúncia. Exige técnicas e recursos específicos.
    Conteúdo editorial que oferece ao leitor ambiente de compras.
    É a interpretação da notícia, levando em consideração informações que vão além dos fatos narrados. Faz uso de dados, traz desdobramentos e projeções de cenário, assim como contextos passados.
    Texto analítico que traduz a posição oficial do veículo em relação aos fatos abordados.
    É a matéria institucional, que aborda assunto de interesse da empresa que patrocina a reportagem.
    Conteúdo que faz a verificação da veracidade e da autencidade de uma informação ou fato divulgado.
    É a matéria que traz subsídios, dados históricos e informações relevantes para ajudar a entender um fato ou notícia.
    Reportagem de fôlego, que aborda, de forma aprofundada, vários aspectos e desdobramentos de um determinado assunto. Traz dados, estatísticas, contexto histórico, além de histórias de personagens que são afetados ou têm relação direta com o tema abordado.
    Abordagem sobre determinado assunto, em que o tema é apresentado em formato de perguntas e respostas. Outra forma de publicar a entrevista é por meio de tópicos, com a resposta do entrevistado reproduzida entre aspas.
    Texto com análise detalhada e de caráter opinativo a respeito de produtos, serviços e produções artísticas, nas mais diversas áreas, como literatura, música, cinema e artes visuais.
    Jornal @ 2022 – Uma empresa do grupo JCPM
    PARA SOLICITAÇÃO DE LICENCIAMENTO, CONTACTAR [email protected]

    source

    LEAVE A REPLY

    Please enter your comment!
    Please enter your name here