Imposto de Renda: saiba o que fazer caso NÃO tenha recebido a RESTITUIÇÃO – FDR – Terra

    14
    0
    superior pop

    Na última sexta, 30, a Receita Federal pagou o quinto e último lote da restituição do Imposto de Renda 2022. Todos os contribuintes que tinham direito a restituição, após entregar a declaração, deveriam ter recebido o dinheiro em um dos cinco lotes organizados para este ano, mas caso você não tenha recebido, saiba o que pode ter acontecido.
    “A primeira medida que o contribuinte tem que tomar é olhar a página de consulta à restituição. Nela, vai aparecer a situação da restituição, inclusive, indicando o problema, caso houver”, disse ao InfoMoney o advogado tributarista Edemir Marques.
    É provável que sua declaração tenha caído na malha fina da Receita Federal por conta de alguma inconsistência nos dados informados. 
    Caso isto tenha acontecido, é necessário saber qual problema causou esta inconsistência. Pode acontecer do contribuinte ter que justificar alguma informação da declaração para a Receita Federal.
    Se o contribuinte conseguir comprovar que informações estão certas, a restituição será paga normalmente. Caso realmente existam erros, será preciso pagar uma multa. Dependendo do caso a punição pode ser até mais severa.
    Quem precisar corrigir informações da declaração deve fazer através da versão retificadora. O caminho é o mesmo seguido quando o contribuinte vai entregar a declaração normal. A única diferença é que no campo “Identificação do Contribuinte”, deve ser informada que a declaração é retificadora.

    Após entregar a versão retificadora, o contribuinte que tiver a imposto a receber segue com o direito de receber os valores. Caso ele tenha imposto a pagar, é necessário além da retificadora, efetuar os pagamentos.
    Caso o contribuinte perceber que o status de sua restituição é “enviado ao banco para crédito”, mas ainda não recebeu o dinheiro, pode ser que tenha tido algum erro de digitação no momento de informar a chave Pix ou a conta corrente para o depósito.
    Se este for seu caso, ligue para central de Atendimento BB 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (deficientes auditivos) ou vá em qualquer agência do Banco do Brasil que preferir para pedir/reagendar o crédito. Quem preferir também pode utilizar o Portal BB.
    “Esses erros não impedem o envio da declaração, mas atrapalham o depósito da restituição, por isso, muitas pessoas só descobrem ao esperar o dinheiro do imposto a restituir”, disse ao InfoMoney João Olenike, membro do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT).
    Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!
    Plataforma voltada para levar assuntos relacionados a economia popular da forma que deve ser: simples, ágil e confiável.
    FDR® – Todos os textos são de propriedade intelectual deste site. Reprodução não permitida.
    FDR não realiza transações financeiras de nenhuma monta ou tipo. O site atua como veículo de informação, provendo conteúdo informativo e relevante para a população em geral, muitas vezes marginalizada pelos serviços bancários e grandes corporações. As informações aqui publicadas são idôneas e independentes.

    source

    LEAVE A REPLY

    Please enter your comment!
    Please enter your name here